A escrituração contábil é obrigatória
para todas as Organizações, sejam elas de fins lucrativos ou não,
conforme determinam as Normas Brasileiras de Contabilidade. Dessa mesma forma,
o art. 14 do Código Tributário Nacional exige a manutenção
da escrituração das receitas e despesas em livros revestidos de
formalidades capazes de assegurar sua exatidão (contabilidade organizada),
como um dos requisitos para a isenção do pagamento do Imposto
de Renda das pessoas jurídicas de fins educacionais e assistência
social.
Assim, a escrituração contábil da Organização
terá de ser feita por Contador devidamente habilitado junto ao Conselho
Regional de Contabilidade, pois, trata-se de uma atividade profissional que
exige conhecimentos técnicos específicos, principalmente no que
se refere ao atendimento das formalidades exigidas na legislação;
apesar de atualmente, em razão da evolução da informática,
existirem vários programas aplicativos(softwares) de contabilidade
à venda, de fácil utilização até mesmo pessoas
leigas ao trabalho técnico contábil.
8.1 Conceitos contábeis essenciais
Apresentamos alguns conceitos que julgamos essenciais para
os administradores, ao se familiarizarem, poderem utilizar os livros contábeis como instrumentos
de apoio a gestão econômica e financeira de sua instituição.
- Livros Contábeis - são
os documentos utilizados pelo Contador para demonstrar os fatos contábeis
devidamente escriturados; são eles:
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Diário:
registra todos os fatos de entradas e saídas patrimoniais, tanto
econômicas, como financeiras, em ordem cronológica, não
podendo ser rasurado ou borrado. Ex. recebimento de uma doação;
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Razão:
registra a situação contábil do fato ocorrido, dando
ênfase nos termos contábeis referentes à ocorrência,
a data e ao valor;
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>
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Caixa:
registra as entradas e saídas de dinheiro do Caixa. Hoje em dia,
em razão das facilidades da utilização de contas
correntes bancárias, o dinheiro que fica na Organização
é apenas a quantia denominada de Fundo Fixo, conforme já
explicamos em ponto específico.
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Relatórios Contábeis - são documentos gerados
pela contabilidade que resumem as situações de fato: recebimentos,
pagamentos, contribuições, doações, etc. de modo
a facilitar a visualização da posição patrimonial
da Organização, a nível econômico e financeiro.
>
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Balancete:
é o resumo dos fatos econômicos e financeiros já registrados
analiticamente nos livros anteriores; se houver compreensão do
administrador com os termos utilizados neste livro contábil, será
bastante útil não apenas para elaboração dos
relatórios financeiros, mas como auxiliar nas suas atividades de
gerenciamento, pois nele constam a posição patrimonial da
instituição, que inclui o dinheiro disponível, os
bens e direitos e as dívidas, bem como a posição
atualizada das receitas recebidas e das despesas efetuadas; sua elaboração
é mensal;
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>
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Balanço Patrimonial:
é um relatório feito ao final do ano, que demonstra a posição
em 31/12/xx dos recursos financeiros e econômicos da Organização:
dinheiro em caixa, em conta corrente, em aplicação financeira,
do dinheiro a receber por empréstimos ou adiantamentos não
prestado conta e dos bens móveis e imóveis da Organização.
Apresenta também, as dívidas a pagar: encargos sociais e
impostos a recolher, os empréstimos a pagar, e, ainda o patrimônio
social que representa o fundo social líquido pertencente a Organização;
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>
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Demonstração do Resultado
Social do Exercício - representa
a posição sintetizada de todas as receitas e despesas ocorridas
durante o ano, demostrando ao final deste relatório a diferença
entre o total das receitas e o total das despesas, que implica em acréscimo
ou decréscimo do patrimônio social, caso haja superávit
ou déficit respectivamente.
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Termos Contábeis - são as palavras
técnicas utilizadas na linguagem dos Contadores no exercício
da informação contábil.
- Plano de Contas - é uma relação de termos
contábeis, tecnicamente ordenados, por ordem de códigos numéricos,
que auxiliam o trabalho do Contador no processamento dos fatos contábeis.
> O plano de contas deve ser elaborado especificamente
para cada Organização, e, portanto deverá conter os termos
mais aproximados das situações que de fato ocorrem na Organização;
por isso recomenda-se que, na elaboração do plano de contas,
sejam analisados os orçamentos dos projetos aprovados e em execução
na Organização, pois os termos das rubricas orçamentárias
são mais conhecidos pelos gestores das OSCs.
> Outra recomendação é que o
plano de contas, na parte de receitas e despesas, seja elaborado por agência
de cooperação, isto é, deve existir um grupo de receitas
e um grupo de despesas para a NORAD, por exemplo, e outro grupo para a OXFAM.
Isto facilita o trabalho de elaboração do relatório financeiro
ou até mesmo a confirmação dos dados do relatório.
- Ativo - corresponde a uma forma genérica de abordar o conjunto
de bens e direitos da Organização;
- Passivo - corresponde ao conjunto das dívidas para com terceiros;
- Patrimônio Social - corresponde o valor líquido referente
a diferença entre o Ativo e o Passivo. É o valor que efetivamente
pertence a Organização, que ela poderá fazer uso para
doação em caso de sua dissolução ou extinção;
- Conta - são os termos técnicos utilizados para registrar
os fatos contábeis, que inicialmente são relacionados no plano
de contas e utilizados como sub-itens do Ativo - Ex. Banco Conta Movimento;
Aplicações Financeiras; Equipamentos de Informática,
etc.; e do Passivo - Ex. Salários a Pagar; Contas a Pagar, Impostos
a Pagar, etc.;
- Débito - é o termo utilizado para registrar o movimento
de aumento ou de diminuição de valores nas contas: se são
contas do Ativo - aumenta, representa uma entrada de recursos; se são
contas do Passivo - diminui, representa uma baixa de dívidas;
- Crédito - é o termo utilizado para o movimento de aumento
ou de diminuição de valores nas contas: se são contas
do Ativo - diminui, representa uma saída de recursos para pagamentos,
para ser emprestado, etc.; se são contas do Passivo - aumenta, pois
representa acréscimo nas dívidas da Organização
por empréstimos tomados, por impostos a recolher, etc.
O processo de registro contábil tem seu fundamento de
trabalho em uma estrutura de duas colunas para registrar o patrimônio
da Organização: a do lado esquerdo é a do Ativo, e a do
lado direito a do Passivo e do Patrimônio Social. Por outro lado, essas
colunas são divididas da seguinte forma: a do Ativo em duas partes -
a parte superior para os recursos que entram e saem da Organização
com mais rapidez - Ex. o dinheiro no banco, os adiantamentos para viagens, Vejamos
a seguir:
Contas Patrimoniais
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Ativo
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Passivo
|
> Dinheiro em caixa
> Dinheiro em Banco
> Dinheiro a Receber
Aqui o DEBITO é uma entrada de recursos. Ex.
o recebimento de uma doação aumenta o dinheiro no banco.
Popularmente se diz que entrou dinheiro, mas na linguagem contábil
se diz que houve um débito na conta Banco - Conta Movimento.
Já o CREDITO representa o registro de uma saída
de recursos. Ex. saque de um cheque para pagamento de pessoal.
Os recursos aqui registrados se chamam de Capital
de Giro.
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> Contas a pagar;
> Salários a pagar;
> Impostos a recolher;
> Empréstimos a pagar
Aqui o CREDITO é o meio de registrar os aumentos
nessas contas. Ex. se for tomado um empréstimo aumentará
a conta de Empréstimos a Pagar; mas contabilidade registrará
o fato fazendo um CREDITO na conta. O contrário ocorrerá
se for pago o empréstimo, será feito um DEBITO para registrar
a baixa do valor.
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> Bens móveis:
máquinas, móveis e utensílios e equipamentos;
> Bens imóveis:
Prédios, ter - renos, etc.
Aqui se houver uma nova compra de bens, a contabilidade
registrará com um DEBITO, pois aumentará o valor dessa conta;
o contrário ocorrerá se um bem for vendido, a contabilidade
registrará o fato com CREDITO na conta, diminuindo o total desses
bens da Organização.
|
> Patrimônio Social
> Fundo Social
Diferença entre o Ativo e o Passivo.
Aqui são registrados os deficits ou superavits
entre as receitas e despesas. O CREDITO aumenta o valor da conta: é
o superavit; O DEBITO diminui o valor da conta, é o deficit.

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Contas do Resultado Social
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Despesas
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Receitas
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> Despesas de
Salários;
> Despesas de
Comunicação;
> Despesas de
Manutenção;
> Despesas Administrativas
Aqui, o DEBITO aumenta o valor das contas
de despesas. Ex. Se houver um saque de dinheiro do banco para pagamento
de salários, a conta bancária diminuirá com um CRÉDITO
e, por outro lado aumentará a conta de Despesas de Salários
com DEBITO, pois essa conta está no lado esquerdo.
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> Receitas de
Doações;
> Receita de
Serviços
> Rendimentos
Financeiros
Aqui, o CREDITO aumenta o valor da conta. Ex. Se houver um depósito
na conta bancária de uma doação: aumentará
a conta corrente com um DEBITO, como vimos na página anterior,
e também será registrado um aumento paralelamente na
conta de Receitas de Doações através de um CREDITO,
pois a conta de Receitas está na coluna do lado direito.
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Quando há o encerramento do ano, a contabilidade compara os totais das
receitas e das despesas para informar se o patrimônio social da Organização
será aumentado ou diminuído, conforme explicamos acima.
Os relatórios contábeis elaborados por computador
apresentam cada coluna do Ativo, do Passivo, da Despesa e da Receita páginas
independentes, todavia não altera em nada a técnica aqui explicada,
trata-se de procedimentos de apresentação dos relatórios
por economia de recursos materiais ou outra razão qualquer.
8.2 Algumas Orientações para Leitura dos Relatórios
Contábeis
Objetivando auxiliar os gestores de OSCs a utilizarem mais
os relatórios contábeis, apresentamos as seguintes orientações
elementares:
- se quiser saber a posição financeira dos projetos, tome o
balancete contábil e:
>
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examine no lado do Ativo, saldos das contas correntes
bancárias e de aplicações financeiras, bem como
os valores dos empréstimos a receber; para ter segurança
solicite sempre ao Contador a conciliação das contas bancárias
mensalmente;
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>
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verifique no item que registra as despesas, o grupo
de despesas que você orientou o Contador para separar no plano
de contas por projeto, de acordo com o orçamento;
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>
|
verifique também o grupo de receitas do projeto,
no item dedicado as contas de receitas;
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>
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Em seguida faça as comparações
com os seus controles administrativos paralelos para avaliar a certeza
das informações que você dispõe.
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- Se você deseja saber o montante de recursos a receber entre projetos,
ou mesmo pela sua Organização que foram emprestados a outras
congêneres: basta localizar os itens de valores a receber que ficam
no Ativo, logo após as contas de valores depositados no banco;
- Se deseja saber quanto a Organização está devendo a
terceiros, por empréstimos, por encargos sociais ou impostos não
pagos, é só observar o grupo do Passivo, que você localizará
as contas que estão pendentes de pagamentos, até dos empréstimos
entre projetos, que devem ser identificados por cada agência de cooperação,
como mencionados em ponto específico.
- Em caso de extinção da Organização, o patrimônio
social representa o valor líquido dos bens disponíveis para
a instituição, isto é, o Ativo após deduzidas
as dividas (Passivo).
- Outras orientações podem ser dadas, mas a compreensão
dos relatórios necessitará de prática no manuseio desses
documentos, o que será fundamental para maior eficiência na administração
das organizações.
8.3 Recomendações para Contratação
de Serviços Contábeis de Terceiros
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Solicitar o registro de inscrição no Conselho
Regional de Contabilidade do profissional que está contratando;
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>
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Firmar contrato de
prestação de serviços (Veja orientação na Seção 1 - Como Contratar Serviços - Autônomo); |
>
|
Reconhecer as firmas das assinaturas do contrato;
|
>
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Deixar estabelecido no contrato os prazos de entrega
e devolução dos documentos contábeis que serão
escriturados;
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>
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Não permitir atrasos de mais de 30 (trinta) na
escrituração e entrega dos balancetes mensais;
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>
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Verificar com o Contador a encadernação
dos Livros Diário, Razão e dos Balancetes Mensais;
|
>
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Assinar, juntamente com o Contador os Livros Diário e Razão nos Termos de Abertura e de Encerramento, bem como no Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado Social que será colocado no final do Livro Diário.
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