Anexo I – Modelo Simplificado de Projeto

I.

Título

>

Educação de Base para Povos Indígenas

II.

Identificação

Nome

Associação do Índio

Endereço

Rua Paulo Silva Barreto, 148 – Centro
Recife - PE
Fone: (81) 3222-5555

Diretoria

Coordenadora Geral: Maria dos Santos
Coordenador Administrativo Financeiro: Francisco Oliveira

Responsável
pelo Projeto

Educador: José Roberto

Histórico da
Entidade

A Entidade tem dez anos de atividade, e desde a sua criação vem trabalhando com a formação de educadores indígenas para a educação de povos indígenas.

Financiadores Anteriores

NORAD
OXFAM

III.

Período

>

janeiro a dezembro de 2001.

IV.

Objetivos:

Geral

Alfabetizar crianças indígenas.

Específicos

Criar condições para que as crianças indígenas sejam alfabetizadas, na língua portuguesa.

Contribuir para o desenvolvimento de um novo projeto de vida, baseado nos direitos de cidadania.

Propiciar a interação entre os povos indígenas e brancos.

Possibilitar o engajamento de crianças e jovens no ensino fundamental.

V.

Beneficiários

>

Crianças Indígenas de 05 a 12 anos.

VI.

Metas

>

Alfabetizar 100 (cem) crianças indígenas.

VII.

Justificativas

>

Este projeto surgiu em resposta a população indígena de Pernambuco, que está constituído em sua maioria por crianças e jovens analfabetos.
Essas crianças lutam contra a limitação do acesso ao ensino fundamental, a dificuldade na comunicação escrita e falada, a inexistência de uma proposta de alfabetização específica para os povos indígenas.
Além disso, o projeto conta com um espaço físico disponível, inserido na própria comunidade, professores habilitados e compromisso de resgatar os direitos de cidadania.

VIII.

Metodologia

>

As aulas serão ministradas por professores habilitados em alfabetização de crianças e jovens, no método de Paulo Freire, onde aluno e sua realidade são origem das atividades ensino – aprendizagem.

IX.

Resultados Esperados

>

Habilidades para comunicação falada e escrita na língua portuguesa.

>

Criação de hábito de convivência escolar.

>

Serviços de acompanhamento à família.


X.

Cronograma de Atividades

Atividades

Meses

jan

fev

mar

abr

mai

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

1.

Matrícula

2.

Seleção, contratação e capacitação de professores

3.

Compras de material didático, equipamentos e merenda escolar.

4.

Planejamento e acompanhamento sistemático da execução das metas previstas.

5.

Início das aulas.

6.

Visita as famílias para controle da evasão e rendimento escolar.

7.

Avaliação ensino – aprendizagem.

8.

Acompanhamento e controle orçamentário e financeiro do projeto.

9.

Avaliação final com emissão de relatório técnico-contábil-financeiro.


Observação:
Para o preenchimento deste cronograma, relacionar em um quadro, todas atividades que serão desenvolvidas na coluna horizontal, colocando de forma vertical os meses de início e fim, a partir daí, deverá ser preenchido com um "X" ou pintado nos meses em que se realizarão as atividades, conforme exemplificamos no quadro acima.


XI.

Orçamento

Itens

Valor Unitário

Total do Projeto

1.

Recursos Humanos

1 coordenador R$ 300,00 x 13

300,00

3.900,00

2 Professores R$ 250,00 x 2 x 13

500,00

6.500,00

1 Auxiliar de serviços gerais
R$ 151,00 x 13

151,00

1.963,00

Sub-Soma

951,00

12.363,00

Encargos Sociais
41,78% x R$ 951,00 = 397,33 x 13

397,33

5.165,29

Soma

1.348,33

17.528,29

2.

Recursos Materiais

a)

Material Didático

110 cadernos

2,00

220,00

110 lápis pretos

0,70

77,00

110 cartilhas de alfabetização

5,00

550,00

300 folhas de papel comum

0,20

60,00

30 caixas de giz

1,50

45,00

10 canetas comuns

0,70

7,00

Sub-Soma

959,00

b)

Despesas Gerais para a manutenção

Material de limpeza (12 meses)

20,00

240,00

Outros (12 meses)

10,00

120,00

Sub-Soma

360,00

c)

Merenda escolar (100 crianças x 10 meses)

10,00

10.000,00

Sub-Soma

10.000,00

d)

Material Permanente

50 Carteiras escolares

70,00

3.500,00

2 quadros negros

50,00

100,00

1 birô

150,00

150,00

Sub-Soma

3.750,00

Soma (a + b + c + d)

15.069,00

3.

Capacitação dos professores

2.000,00

4.

Auditoria

700,00

Total (1 + 2 + 3 + 4)

35.297,29


XII.

Cronograma de desembolso

Data

Parcelas

Recursos

Jan 2001

56,67%

R$ 20.002,97

Jun 2001

43,33%

R$ 15.294,32

Total

R$ 35.297,29


Importante:

Em relação aos recursos materiais, é necessário que se faça uma cotação de preços anteriormente a elaboração do orçamento, evitando assim possíveis divergências entre o valor orçado e o preço de aquisição desses bens, podendo gerar prejuízos na fase de execução do orçamento.


Atenção:
A primeira parcela deve cobrir os gastos com compra de material permanente e material didático mais 50% do restante das despesas.


Como fazer os cálculos do orçamento

Salários

Serão considerados 13 meses, sendo 12 meses do ano, mais 1 que corresponde ao 13.º salário.

Encargos

Sociais

Tipo

Alíquota

INSS

20%

TERCEIROS

5,8%

SAT–Seguro Acidente de Trabalho

1%

FGTS

8%

PIS

1%

1/3 FÉRIAS (a)

2,78%

Multa do FGTS (b)

3,20%

Soma

41,78%


De acordo com a tabela acima, serão calculados 41,78% de encargos sociais sobre o total dos salários mensais.
Ou seja, R$ 951,00 x 41,78% = 397,33 (valor dos encargos sociais para cada mês), que deverá ser multiplicado por 13 (quantidade de salários pagos).
Assim, R$ 397,33 x 13 = R$ 5.165,29


Observações:

(a)

Cálculo do percentual do abono de Férias:

100 /3 (corresponde a um terço do salário) = 33,33 / 12 meses = 2,78%

(b)

O cálculo da multa rescisória sobre o valor dos depósitos do FGTS, será feito da seguinte forma:
Salários totais = R$ 12.363,00 x 8% (alíquota mensal para depósito do FGTS) = R$ 989,04
A multa rescisória corresponde a 40% do valor acima, ou seja:
R$ 989,04 x 40% = R$ 395,62, que corresponde a 3,20% do montante dos salários pagos (R$ 395,62/12.363,00 =3,20%).
Neste exemplo, calculamos a multa rescisória para fazer um fundo para controle de uma futura indenização.