6. Arquivo |
Para que o arquivo se revele funcional, primeiramente, a organização deverá adotar o método de arquivamento que atenda às suas necessidades, e mantê-lo sempre atualizado.
Existem
diversos métodos de arquivamento dentre eles, destacamos: |
|
>
|
O método Numérico - Consiste em codificar os documentos, atribuindo um número a cada cliente, empresa ou assunto. A base do arquivamento neste método são os números. |
>
|
O método Cronológico - o arquivamento por este método é feito levando-se em consideração a data do documento. Essa data pode ser a de emissão do documento e a do vencimento das prestações, a da entrega, etc. |
>
|
O método Gráfico - A base do arquivamento é a divisão geográfica, isto é, prevalece o local da procedência do documento. São classificadas por regiões geográficas, países, estados, cidades, bairros, etc. |
>
|
O método por Assuntos - Nesse processo, o documento é arquivado de acordo com o assunto que o caracteriza. Faz-se, inicialmente, a divisão dos principais assuntos a serem arquivados e, em seguida, subdivide-se cada assunto em principal e específico. Essa classificação pode ser dada a partir do tipo de atividade desenvolvida pela Organização. |
Para arquivar, por qualquer um desses métodos citados, pode ser usada a classificação alfabética, que consiste na disposição rigorosa dos documentos, seguindo a ordem alfabética.
Arquivo Morto
É o arquivo de documentos
já liquidados, normalmente, durante um período de no mínimo 5 anos, caso haja
necessidade de verificação e comprovação de dados e documentos de anos anteriores.
Essa transferência do arquivo vivo para o morto é muito importante, proporcionando
maior espaço ao arquivo.
Recomendações
úteis ao arquivar: |
|
>
|
Grampear, pelo canto superior esquerdo, os documentos que deverão permanecer juntos, jamais utilizando clipes ou outros recursos inadequados. |
>
|
Dobrar todo material volumoso, conservando seu título voltado para o lado externo, para que haja maior visibilidade por ocasião das consultas aos documentos. |
>
|
Recompor os documentos danificados, com papel manteiga e cola transparente, em pequena quantidade, antes de arquivá-los. |
>
|
Proceder à devida anotação no documento, quando retirado de seu lugar, objetivando a reposição no local de origem, sem que haja necessidade de relê-lo. |
>
|
Centralizar os documentos antes de perfurá-los. |