Sobre a elaboração de projetos e controle do orçamento

Projetos

 1.  Definição

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Projeto é um plano de trabalho destinado a atender determinados objetivos da organização.

2.  Para que se elabora um projeto?

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Para solicitar recursos que garantam a execução das atividades da organização.


3.  Passos necessários para elaboração de um projeto:

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Inicialmente deverá ser feita uma reunião com a equipe de trabalho para definição das atividades sociais que a entidade pretende realizar;

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Definição dos objetivos;
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Como os objetivos serão alcançados;
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Avaliar se a organização terá condições de realizar esses objetivos;
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Discussão e definição da população a ser atendida;
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Definição do período de início e fim do projeto;
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Definição dos possíveis financiadores;
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Definição dos recursos necessários para a realização do projeto, ou seja o ORÇAMENTO;
  Definido isso, o passo seguinte será elaborar o projeto seguindo o roteiro de cada financiador. A seguir uma sugestão de roteiro para a elaboração de projetos.

 

Orçamento

 1.  Definição

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É a previsão de todas as despesas necessárias para a realização de um projeto, separadas por itens orçamentários (tipos de despesas), para um melhor controle e transparência.

2.  Fases do Orçamento

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Elaboração - é a fase inicial, de planejamento das despesas a realizar;

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Execução - é a fase recebimento dos recursos e efetivação das despesas previstas;
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Controle - é a fase de acompanhamento das despesas realizadas e dos recursos recebidos. O objetivo é controlar as despesas de acordo com os valores do orçamento aprovado;

 


O passo seguinte será elaborar o projeto seguindo o roteiro de cada financiador.

Apresentamos uma sugestão de roteiro para a elaboração de projetos.

 

Roteiro para Elaboração de Projetos (clique aqui para ver um exemplo de projeto - Anexo I)

Para escrever um projeto siga os passos abaixo nesta mesma ordem:

1.  Identificação da Entidade
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Nome e endereço da Entidade solicitante;
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Título do Projeto;
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Constituição Jurídica;
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Composição da Diretoria;
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Nome dos Responsáveis pela administração do Projeto;
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Histórico da Entidade;
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Financiadores de Projetos anteriores;

2.  Objetivos
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Descreva os objetivos que você pretende alcançar com o projeto.

3.  Beneficiários
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Informe quais serão as pessoas beneficiadas do projeto.

4.  Metas
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Informe a quantidade de beneficiários do projeto, por cada etapa e ao final da execução.

5.  Justificativa
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Fale sobre a importância do projeto para sua entidade, seu povo e sua região.

6.  Metodologia
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Fale como o projeto será realizado.

7.  Resultados Esperados
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Relacionar os resultados esperados, listando os indicadores de avaliação.

8.  Cronograma de Atividades
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Deverá ser elaborado um cronograma das atividades propostas, para um acompanhamento periódico de controle, como também para a prestação de contas com o agente financiador do projeto. (veja como elaborar um cronograma de atividade no Anexo I).

9.  Orçamento

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Apresentar o orçamento de acordo com os itens de despesas necessários à execução do plano de atividades. Deve ser incluído o pagamento da auditoria.

O orçamento deve incluir as despesas com pessoal (salário e encargos sociais) materiais e outros.

A contrapartida da Entidade deve ser destacada, inclusive, outras Agências Financiadoras, quando for o caso.

Além disso, deve ser fornecido um Cronograma de Desembolso Trimestral, conforme a necessidade de execução do Projeto.