Sobre a elaboração de projetos e controle do orçamento |
1. Definição![]() |
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Projeto
é um plano de trabalho destinado a atender determinados objetivos da organização.![]() |
2. Para que
se elabora um projeto? |
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Para
solicitar recursos que garantam a execução das atividades da organização. |
3. Passos
necessários para elaboração de um projeto: |
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Inicialmente deverá ser feita uma reunião com a equipe de trabalho para definição das atividades sociais que a entidade pretende realizar; |
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Definição dos objetivos; |
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Como os objetivos serão alcançados; |
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Avaliar se a organização terá condições de realizar esses objetivos; |
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Discussão e definição da população a ser atendida; |
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Definição do período de início e fim do projeto; |
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Definição dos possíveis financiadores; |
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Definição
dos recursos necessários para a realização do projeto, ou seja o ORÇAMENTO;![]() |
Definido isso, o passo seguinte será elaborar o projeto seguindo o roteiro de cada financiador. A seguir uma sugestão de roteiro para a elaboração de projetos. |
1. Definição![]() |
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É
a previsão de todas as despesas necessárias para a realização de um projeto,
separadas por itens orçamentários (tipos de despesas), para um melhor controle
e transparência.![]() |
2. Fases do
Orçamento |
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Elaboração - é a fase inicial, de planejamento das despesas a realizar; |
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Execução - é a fase recebimento dos recursos e efetivação das despesas previstas; |
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Controle - é a fase de acompanhamento das despesas realizadas e dos recursos recebidos. O objetivo é controlar as despesas de acordo com os valores do orçamento aprovado; |
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Roteiro para Elaboração de Projetos (clique aqui para ver um exemplo de projeto - Anexo I)
Para escrever um projeto siga os passos abaixo nesta mesma ordem:
1. Identificação da Entidade | |
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Nome e endereço da Entidade solicitante; |
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Título do Projeto; |
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Constituição Jurídica; |
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Composição da Diretoria; |
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Nome dos Responsáveis pela administração do Projeto; |
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Histórico da Entidade; |
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Financiadores de Projetos anteriores; |
2. Objetivos | |
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Descreva os objetivos que você pretende alcançar com o projeto. |
3. Beneficiários | |
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Informe quais serão as pessoas beneficiadas do projeto. |
4. Metas | |
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Informe a quantidade de beneficiários do projeto, por cada etapa e ao final da execução. |
5. Justificativa | |
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Fale
sobre a importância do projeto para sua entidade, seu povo e sua região.
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6. Metodologia | |
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Fale como o projeto será realizado. |
7. Resultados Esperados | |
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Relacionar os resultados esperados, listando os indicadores de avaliação. |
8. Cronograma de Atividades | |
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Deverá ser elaborado um cronograma das atividades propostas, para um acompanhamento periódico de controle, como também para a prestação de contas com o agente financiador do projeto. (veja como elaborar um cronograma de atividade no Anexo I). |
9. Orçamento | |
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Apresentar
o orçamento de acordo com os itens de despesas necessários à execução do
plano de atividades. Deve ser incluído o pagamento da auditoria. O orçamento deve incluir as despesas com pessoal (salário e encargos sociais) materiais e outros. A contrapartida da Entidade deve ser destacada, inclusive, outras Agências Financiadoras, quando for o caso. Além disso, deve ser fornecido um Cronograma de Desembolso Trimestral, conforme a necessidade de execução do Projeto. |